Como Traduzir Documentos

Como Traduzir Documentos

Em alguns momentos específicos, é necessário traduzir documentos. Seja para fins de intercâmbio, quando se faz necessário traduzir boletins, históricos escolares e certificações, seja para um casamento, um processo judicial, entre vários outros momentos que exigem a tradução de documentos. Nesses casos, muitas pessoas ficam atordoadas, mas não se desespere! Aqui vamos explicar como funciona esse processo.

Como Traduzir Documentos?

Certidões de nascimento, óbito e casamento, documentos escolares, carteiras de habilitação, atas, contratos… Os documentos que podem precisar de uma tradução são  vários, mas saiba que não basta traduzir pessoalmente com a ajuda do dicionário! A não ser que você seja um Tradutor Juramentado. Isso mesmo. Para traduzir documentos, é necessário ser um Tradutor Juramentado ou Tradutor Público e Intérprete Comercial habilitado em um ou mais idiomas estrangeiros e em português. Esse profissional é o responsável pela realização de traduções juramentadas e deve passar por concurso público, matriculando-se em seguida na Junta Comercial de seu estado de atuação. Apenas eles podem atestar a veracidade dos documentos e das informações neles contidas.

Evite contatar mais que três ou quatro Tradutores Juramentados para atendê-lo.

Nossas dicas para uma boa seleção:

1 – por referência;

2 – por localização mais próxima a você;

3 – empatia no contato.

 

ATENÇÃO: Estimativas sempre podem variar, mas não devem diferir muito no valor final. Os tradutores públicos estão obrigados a cobrar por lauda, e os emolumentos cobrados são determinados pela Junta Comercial do Estado.

Você pode encontrar os contatos dos tradutores de Minas Gerais  no site da Junta Comercial – Jucemg –  ou acessar o site da ATPMinas e escolher o melhor Tradutor Juramentado para você em uma lista de associados.

 

Atualizado por Marisol Mandarino, Carolina Diniz e Dulce Castro em abril de 2018.

Compartilhe

Av. Contorno, 2786 - Santa Efigênia - Belo Horizonte - Minas Gerais

presidencia@atpminas.com.br