Alerta dos Tradutores Juramentados

Não coloque em risco seus estudos, seu intercâmbio ou sua carreira no exterior contratando serviços de tradução juramentada a preços ilegais oferecidos principalmente por agências e empresas. Desconfie.

Como saber que são ilegais?

Quando os preços são expressivamente DIFERENTES da média dos valores previstos na Tabela de Emolumentos da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais, que fiscaliza e regula as atividades dos Tradutores Públicos. A tradução juramentada é regulada por lei e somos proibidos de conceder descontos a quem quer que seja.

Detalhes em capítulo V, disposições Gerais, parágrafo único: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1930-1949/D13609.htm

Quem pode fazer a tradução juramentada?

Somente o tradutor juramentado concursado, pessoa física, pode fazer a tradução juramentada conforme a lei.

Empresas ou agências podem fazer tradução juramentada? 

Não. Empresas ou agências, atuando legalmente, podem somente oferecer o serviço de despachante, isto é, de intermediário. E por isso cobram mais pelo serviço.

Mas por que empresas ou agências às vezes oferecem preços mais baratos?

Muitas empresas ou agências de tradução oferecem ilegalmente o serviço de tradução juramentada e compram a assinatura de um tradutor juramentado, que a vende de má-fé desrespeitando abertamente as leis que regem seu ofício.

É como se você fosse a uma clínica médica que cobra uma consulta bem mais barata que o normal e fosse atendido por alguém que não é médico. Daí essa pessoa pede um médico para assinar sua receita, sem sequer saber qual é seu estado de saúde. Cuidado.

Por que recebo orçamentos diferentes de tradutores juramentados se o preço é definido em lei? 

Além de os preços serem diferentes em cada estado, os orçamentos variam entre os tradutores juramentados porque eles são estimativos e baseados no número de caracteres do documento original.

Entretanto, o valor final sempre deve ser ajustado conforme a contagem de caracteres da tradução juramentada pronta para que você pague o valor previsto em lei.

Veja lei sobre proibição de descontos aqui no capítulo V, disposições Gerais, parágrafo único: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1930-1949/D13609.htm

Mas você ainda pode se perguntar, qual é o risco?

Seus documentos podem ser mal interpretados ou mesmo rejeitados por erros cometidos.

Se você estivesse concorrendo a uma bolsa para estudar em Harvard, Cambridge, Sorbonne, Madrid, Barcelona, etc, quem você gostaria que traduzisse suas qualificações para a universidade? Um tradutor competente que atua legalmente ou qualquer tradutor que vende sua assinatura para terceiros realizarem o trabalho? 

Tradutores que atuam ilegalmente nesse caso não tem qualquer responsabilidade ou pouco se importam com o conteúdo da sua tradução.

Então não comprometa seu futuro contratando tradutor juramentado com preços fora da curva.

O risco é grande e você poderá pagar um preço alto se algo der errado durante o processo de seleção. Além disso, dê sua contribuição para um país melhor, ajudando-nos a combater esses atos de corrupção.

Compartilhe

Av. Contorno, 2786 - Santa Efigênia - Belo Horizonte - Minas Gerais

presidencia@atpminas.com.br