10º Aniversário da Posse do Concurso de 2008

No dia 28 de maio deste ano, a Associação de Tradutores Públicos de Minas Gerais (ATP Minas) e a Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg) comemorarão os 10 anos de posse dos Tradutores Públicos e Intérpretes Comerciais aprovados no último concurso organizado pela Jucemg. O evento será realizado no Plenário da Junta Comercial, com programação a ser divulgada. Desde já, pedimos que todos os tradutores públicos reservem a data em suas agendas. Teremos uma programação que durará o dia inteiro, com solenidade, palestras e algumas surpresas! Não percam!

Diretamente do túnel do tempo…

Em 17 de março de 2008, foi publicado o tão esperado edital para Tradutores Públicos e Intérpretes Comerciais da Junta Comercial de Minas Gerais. Foram abertas 249 vagas para 15 idiomas, com 1.509 inscritos, mas apenas 101 tradutores foram empossados naquele inesquecível 28 de maio de 2009, mais de um ano após a publicação do edital. Com uma aprovação de apenas 15%, foi um concurso bem rigoroso, à altura da responsabilidade do ofício de Tradutor e Intérprete Público. Foram provas escritas e orais, em duas etapas diferentes. Todos os candidatos tiveram o direito de ver suas provas corrigidas durante alguns dias e, assim, tiveram garantido o seu direito de interpor recurso.

A data da posse foi um marco na história da tradução pública e da segurança jurídica em Minas Gerais, tanto para a capital Belo Horizonte quanto para as cidades do interior. Na capital, por exemplo, por falta de concurso havia muitos tradutores atuando como tradutores ad hoc, o que era uma situação totalmente irregular. Muitas cidades do interior, por sua vez, passaram a ter tradutores públicos, e seus habitantes não mais precisaram viajar quilômetros, nem enviar seus documentos por correio para a capital.

A ATP Minas parabeniza a todos os envolvidos!

Compartilhe

Av. Contorno, 2786 - Santa Efigênia - Belo Horizonte - Minas Gerais

presidencia@atpminas.com.br