Curiosidades sobre a Língua Chinesa

A Língua Chinesa é a língua mais falada no mundo, a maior parte na China e no sudeste Asiático, em países como Tailândia, Vietnam, Malásia, Singapura e Filipinas. É a única língua oficial da República Popular da China. Devido ao crescimento econômico da China, muitas pessoas em todo o mundo estão em busca de aprender a língua, inclusive aqui no Brasil. Por isso, que tal aprender algumas curiosidades sobre a língua chinesa?

A Língua Chinesa

O chinês é uma língua bastante tonal, e sua escrita é ideográfica. A escrita, com seus caracteres únicos, é considerada por muitos uma arte. Vamos agora aprender algumas curiosidades sobre a língua chinesa:

Curiosidades sobre a Língua Chinesa

  • – A palavra “mandarim” surgiu a partir dos contatos comerciais marítmos entre China e Portugal no século XVII. Mandarins eram os funcionários públicos do governo chinês, encarregados de estabelecer os contatos comerciais entre os dois países. Os portugueses passaram a chamar a língua falada por eles de mandarim, nome que se espalhou pelo mundo com o tempo.
  • – Como é a língua dominante no leste da Ásia, o chinês influenciou vários idiomas vizinhos, como o japonês, o coreano e o vietnamita.
  • – Até o século XVIII, mais da metade dos livros do mundo era publicada em chinês.
  • – Os textos chineses mais antigos estão gravados nos Jiaguwen, entre 1500 e 9500 AC, durante a dinastia Shang. Os jiaguwen eram cascos de tartaruga e ossos de boi usados para a escrita.
  • – A escrita chinesa é composta por aproximadamente 80.000 caracteres, chamados de hanzi. No entanto, no uso corrente são usados aproximadamente 7.000 hanzi.
  • – A gramática chinesa é considerada muito mais fácil em comparação a outras línguas como inglês e espanhol. Isso porque não existem trocas de gênero ou número na língua chinesa, e os verbos não mudam em nenhum tempo gramatical, ou seja, se mantém o mesmo no passado, no presente ou no futuro.
  • – A língua chinesa é muito tonal, e uma mesma palavra pode ter vários significados diferentes de acordo apenas com o tom usado. Por exemplo, a palavra ma pode significar “mãe”, “cânhamo”, “cavalo” e “insultar”, de acordo com o tom.

Agora que aprendeu algumas curiosidades sobre a língua chinesa, passe no site da ATPMG para conhecer nossos tradutores juramentados em chinês! Se quiser aprender um pouco mais sobre a língua chinesa, confira o Portal Cursos.

 

 

Compartilhe

Av. Contorno, 2786 - Santa Efigênia - Belo Horizonte - Minas Gerais

presidencia@atpminas.com.br