Curiosidades Sobre a Língua Alemã

A grande campeã da Copa do Mundo de 2014 foi, merecidamente, a Alemanha. O país conquistou os brasileiros, não só pelo futebol, mas pela forma como tratou nosso país e nosso povo. Por isso, decidimos falar um pouco sobre eles, mostrando alguns fatos e curiosidades sobre a língua alemã!

A Linguagem Alemã

Você sabia que a língua alemã é a língua com o maior número de falantes na União Europeia, e a segunda maior em toda a Europa? Ela é falada principalmente na Alemanha, na Áustria, em Liechtenstein e na maior parte da Suíça. A língua também é falada em regiões de diversos países, como Itália, Bélgica, Roménia, França, Rússia, Chile, Argentina e Brasil, para citar alguns.

A língua é escrita pelo alfabeto latino. Possui mais três vogais e mais uma consoante além das 26 letras do alfabeto. As vogais são äö e ü, com o sinal Umlaut, e a consoante é eszett, ou scharfes es, representada pela letra ß e pronunciada com o som de “ss”. 

Curiosidades Sobre a Língua Alemã

Agora vamos falar um pouco de algumas curiosidades sobre a língua alemã.

– A palavra alemã para celular, como chamamos no Brasil, é handy, ou händi, que pode ter vindo da palavra inglesa handphone, ou de handy phone.

– Dos números 21 a 99, os números são falados e escritos ao contrário. Por exemplo, o número 87, que em português se fala e escreve oitenta e sete, em alemão vira sete e oitenta. Ou seja, se você tem 35 anos, na verdade você diz que tem cinco e trinta anos.

– As palavras alemãs podem ser imensas, isso porque eles juntam algumas palavras em uma só. Por exemplo, a palavra Verständigungsschwierigkeit é a junção das palavras Verständigung (compreensão), scwierig (difícil) e keit (prefixo “dade”). Ou seja, essa palavra gigante significa dificuldadedecompreensão, ou “dificuldade de compreensão”.

– Como eles juntam as palavras, mantendo todas as letras, é possível encontrar palavras com 3 consoantes juntas, como o exemplo do item anterior.

– O Duden é um dos dicionários mais famosos do mundo, e serve para regular a ortografia alemã. A maioria das palavras contidas neste livro possuem 11 letras.

– A maior palavra listada, que tem 67 letras, é Grundstücksverkehrsge­nehmigungszuständigkeitsübertragungsverordnung.

– Para os alemães, a expressão “que você quebre o pescoço e a perna” significa que a pessoa está te desejando muita sorte.

– Eles gostam de usar a expressão Du hast nicht alle Tassen im Schrank, que significa “você não está com todas as xícaras no armário”. Isso quer dizer que a pessoa está com problemas na cabeça, ou com um parafuso solto.

Gostou das curiosidades sobre a língua alemã? Claro que tem muito mais, mas podemos deixar para um outro post. Enquanto isso, não deixe de conferir nossos tradutores juramentados de alemão clicando aqui!

Compartilhe

Av. Contorno, 2786 - Santa Efigênia - Belo Horizonte - Minas Gerais

presidencia@atpminas.com.br